Isso vai fechar em 0 segundos
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Veiga de Almeida e Pós-graduado em Gestão de Negócios em Energia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – URFJ.
Atuou como Desenhista Elétrico na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, como Desenhista Projetista Elétrico na Companhia de Habitação do Rio de Janeiro (CEHAB-RJ) e Engenheiro Eletricista no Projeto de Assistência Técnica / Grupo Executivo de Eletrificação Rural – PAT/GEER-RJ.
Funcionário de carreira da Indústrias Nucleares do Brasil desde 1981, onde desenvolveu projeto das instalações elétricas necessárias para a realização da primeira etapa da extração de minério da anomalia 13 3m Lagoa Real/Bahia pela Urânio do Brasil S.A. Exerceu diversos cargos de chefia, incluindo Presidente Interino; Diretor de Recursos Minerais (outubro/2017 a julho/2019); Superintendente de Engenharia, Licenciamento e Qualidade; Chefe de Divisão. Coordenador de Descomissionamento da Usina Santo Amaro (SP)."Foi nomeado Presidente da INB, em Setembro/2023.
Conhecido como Zé Roque ou Roque da Silva, é um físico brasileiro graduado em Física na Unicamp em 1986. Realizou mestrado na mesma instituição e doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley. Em 1998, tornou-se docente na Universidade de São Paulo (USP). De 2009 a 2018, foi diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e chefiou o projeto do novo acelerador síncrotron brasileiro, o Sirius. Desde julho de 2018, é diretor-geral do CNPEM. Em 2017, tornou-se membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
É um executivo do mercado de energia com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento estratégico, negócios e gerenciamento de projetos. Ele lidera a transição energética global para uma matriz de emissão zero e atualmente é Diretor na Tecnatom do Brasil, expandindo serviços pela América Latina
É professor titular do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) desde 1994, Senra é doutor em Ciências da Engenharia Nuclear pela UFRJ. Lotado no Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, o físico tem experiência na área com ênfase em Física de Reatores.
Renomado físico brasileiro, atualmente é Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep. Após concluir seu mestrado na PUC/RJ em 1976 com uma tese sobre "Fenômenos Tricríticos na Mistura He3-He4", ele obteve seu Ph.D. em Física na Universidade de Princeton em 1980. Ao longo de sua carreira, trabalhou em instituições como o CERN em Genebra e o CNRS em Paris, adquirindo habilidades em métodos numéricos de cálculo em Teorias de Campos. Desde 1994, é Professor Titular no Instituto de Física da UFRJ, além de ser Diretor do Centro Latino-Americano de Física e Pesquisador Associado ao ICTP de Trieste. Sua pesquisa atual concentra-se em metaestabilidade em Teorias de Campos e Mecânica Estatística, iniciada em colaboração com a Universidade de Pittsburgh.
É um profissional altamente qualificado, com formação em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG), um MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa, em Portugal, e um mestrado em Administração de Empresas pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Atualmente, ele ocupa o cargo de Diretor Corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas. Além disso, ele exerce a presidência do Conselho Deliberativo da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), onde anteriormente foi presidente na gestão de 2016 a 2020. Leipnitz também é presidente da Câmara Brasil Israel em Santa Catarina, Diretor Tesoureiro do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), membro do Conselho do Global Council for Innovative Organizations de Dubai e membro do Conselho do Agora Tech Park Joinville.
É formada em Física, Mestre em Engenharia Nuclear pelo CNEN-IEN (2013) e doutora em Engenharia de Petróleo e Gás pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, e Universidade de Houston, Tx, EUA (2017). Ela alcançou a média 4.0 de GPA (CR=3.0) e foi a aluna com a classificação mais alta de honra na Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Eliene trabalha em Engenharia Nuclear na Framatome. Anteriormente, foi Geofísica I na CGG Brasil, com treinamento em Houston, Tx. Ela trabalhou em várias etapas de processamento sísmico marinho. Também foi bolsista de pesquisa na Universidade de Houston - de junho a dezembro de 2015, orientada pelo Dr. Robert Stewart. O tema foi Modelagem Física de Sensores de Fundo Oceânico. Eliene foi Capitã da Equipe EVOLVE na Universidade de Houston em 2015. Ela foi a vencedora do prêmio principal na Semana Científica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 2009. O tema foi Física de Partículas.
É um político brasileiro. Atualmente é Secretário da Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará. Filiado ao PCdoB desde 1987, foi eleito sucessivamente, em 1988 vereador de Fortaleza, em 1990 deputado estadual, em 1994 deputado federal, reeleito em 1998 e 2002.
É Coordenador Técnico Nuclear na AMAZUL e possui mais de 30 anos de experiência em gerenciamento de projetos e desenvolvimento de negócios nas áreas nuclear, química, petroquímica e de tecnologia. Com sólida formação técnica, liderou grandes projetos utilizando os conceitos PMI/PMBoK e IPA, além de ter experiência na implantação de Escritórios de Projeto (PMO). Demonstrando comprometimento com resultados, tem interesse em avanços tecnológicos como fusão nuclear, SMRs e reatores GEN IV. Colaborador do LEER, do IPEN/CNEN-SP, contribui com publicações em eventos científicos e técnicos
É Técnica em Química pela antiga ETFQ - UnED de Nilópolis (1998). Graduada em Química com habilitação em Licenciatura (2004) e Mestre em Química Analítica (2008) pela UFRJ, Bacharel em Química - Modalidade Tecnológica (2009) pela UNIGRANRIO e Doutora em Engenharia Química (2019) pela UFRJ. Foi professora de Química no Ensino Médio e Técnica em Química. Desde novembro de 2010 é Pesquisadora no Instituto de Engenharia Nuclear. Atua em linhas de pesquisa envolvendo a técnica de Análise por Ativação Neutrônica e a Inserção de radionuclídeos e nanomateriais em matrizes poliméricas. Faz parte das plataformas WiN Brasil e PretaLab. É sócia-fundadora da startup Magtech Brasil. Já realizou apresentações na Lapa, Recreio, Praça Seca e Ipanema.
É Gestor Sênior de Carteiras e de Fundos da L2 Capital, trabalhou em grandes gestoras internacionais, tais como London & Capital e Gartmore Investment Management, ambas em Londres. Marcelo é formado em Engenharia Mecânica pela PUC-MG, International MBA pelo IE Business School na Espanha e com especialização em Finanças pela Helsinki School of Economics and Business Administration, na Finlândia. Com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, Marcelo já morou e trabalhou em vários centros financeiros mundiais, como São Paulo, Londres e Sydney.
É Graduada em Ciências Biológicas pela Unesp, seguiu uma trajetória acadêmica sólida, com mestrado e doutorado em Ciências da Saúde e pós-doutorado em Saúde Materno-Infantil pela mesma instituição. Complementou sua formação com um MBA em Gestão da Inovação em Saúde pelo Instituto Butantan. Desenvolveu uma ampla experiência em gestão e coordenação, tendo liderado diversos núcleos de pesquisa e inovação em instituições renomadas como o Instituto Adolfo Lutz e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Exerceu também funções estratégicas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Atualmente, é Diretora Presidente do CIETEC, que administra a incubadora de empresas USP-IPEN, e é reconhecida como consultora e mentora em gestão de pesquisa, inovação e empreendedorismo, além de possuir experiência em docência e pesquisa em Genética Molecular Humana e Mutagênese.
É o atual vice-presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) e Head de Nuclear na Tractebel na América do Sul. Profissional com mais de 25 anos de experiência nas seguintes indústrias: Engenharia e Consultoria Ambiental, Petróleo e Gás e Industrial. Tendo ocupado cargos de gestão sênior, como Gerente Comercial da América Latina, Gerente de País da América Latina e Gerente de Unidade de Negócios, com experiência em planejamento estratégico, impulsionando o crescimento, responsabilidades de P&L, desenvolvimento de negócios, relacionamento com clientes, Fusões & Aquisições e projetos de infraestrutura. Experiente em negócios e estratégia globais, com uma ampla experiência internacional e extensa rede de contatos
É o CEO da Diamante Energia e Engenheiro Mecânico de formação. Destaca-se por sua ampla experiência na estruturação e implantação de projetos de geração de energia elétrica, tanto no Brasil quanto internacionalmente, incluindo o Chile. Sua atuação abrange a negociação de contratos de compra de energia, a gestão de contratos turn key com empreiteiras nacionais e internacionais, bem como a administração de ativos de geração de energia. Pedro também se destaca na implementação das melhores práticas do setor, estabelecendo sólidos relacionamentos institucionais com stakeholders, que incluem clientes privados, entidades governamentais e agências reguladoras. Sua liderança na Diamante Energia reflete seu compromisso com uma transição energética justa e o investimento em fontes de geração sustentáveis.
É presidente da Eletronuclear e Procurador Federal desde 2002, teve uma trajetória diversificada. Iniciou na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e passou pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. De 2015 a 2017, foi diretor jurídico da Cemig, seguido por posições de destaque na Taesa entre 2017 e 2020, atuando como diretor-presidente e diretor jurídico e de regulação. É mestre em Direito Internacional pela American University e tem pós-graduações em Direito Econômico e das Empresas, além de Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas. Desde 2020, integra a Comissão de Direito de Infraestrutura da OAB.
Graduado em Administração pela EBAP-FGV, em 1978. Mestre em Economia Industrial pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Industrial, da Universidade de Paris I –Sorbonne, em 1980, estagiou na OCDE e ingressou na Light em 1982, onde exerceu diversas funções até 2011. Em 1985-86 foi Superintendente de Recursos Humanos e, em 87-89, Chefe de Gabinete do Presidente da LIGHT. Foi Diretor Geral Adjunto e Diretor Financeiro do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica-DNAEE, em 1991-92. Ainda em 1992 foi Chefe do Serviço de Preços Públicos da Secretaria de Economia do Ministério da Fazenda. Em 1993-96 foi Superintendente de Assuntos Especiais e Presidente da Comissão de Privatização da LIGHT. Em 1996- 99 foi Superintendente de Assuntos Estratégicos e Institucionais da LIGHT. Foi Diretor de Estudos Econômicos e Regulação da EDF Internacional, em Paris e Diretor da EDF-GDF Serviços nos Alpes Maritimes, Sul da França (1999/2001). Em 2001-2002 foi Diretor Secretário Geral da LIGHT e em 2003-2004 dirigiu a LIGHT OESTE. Foi Presidente do Sebrae-RJ de 2005 a 2010, conselheiro do Instituto Nacional de Tecnologia, do Centro de Inovação e Competitividade, e do Conselho Municipal de Política Urbana. Foi Conselheiro da Câmara de Comércio França- Brasil, da Associação Comercial do Rio de Janeiro, do Sebrae-RJ e da FIRJAN. Foi conselheiro da Bolt Energias e vice-presidente do Conselho de Administração da VIVAX. Foi Presidente do Conselho de Energia da FIRJAN, membro do Conselho de Administração LIGHT S.A, Atualmente Presidente do Sindicato Interestadual das Indústrias de Energia Elétrica -SINERGIA E Diretor de Desenvolvimento do SEBRAE-RJ.
É Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia e conselheiro no Conselho de Administração da Petrobras. Servidor do Ministério Público da União desde 2010, foi diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e assessor especial do Ministério da Economia. Graduado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), possui pós-graduação em Finanças e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e curso de extensão em Economia Verde pela Universidade de Stanford/CA.
Ivan Dybov é o presidente da Rosatom América Latina e foi reconhecido como um dos "100 Mais Influentes da Energia da Década". Natural da Rússia, ele ingressou na empresa em 2015 como vice-presidente regional da América Latina, com a missão de impulsionar as atividades de negócios da Corporação Estatal Russa de Energia Atômica na região. Sua ascensão continuou em 2017, quando assumiu a posição de presidente, consolidando sua liderança na promoção e desenvolvimento das operações nucleares russas nas Américas.
Administradora, Psicóloga, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Pós-graduada em Gestão de Projetos pela FGV e Especialização em Estratégia e Execução, pela FDC. Especialista em desenvolvimento regional, cadeias produtivas e gestão de projetos. Trabalha no Sebrae/RJ desde 2001, atualmente está como Coordenadora Estadual de Conexões Empresariais, que tem como objetivo identificar e desenvolver micro e pequenas empresas para inserção em cadeias globais de valor.
Cesar Bassi Costa é Mestre em Produção Civil. Universidade Federal Fluminense -UFF e é Engenheiro de Infraestrutura da Central Nuclear de Angra dos Reis. Atualmente também é Coordenador do CIITIS (Centro de Infraestrutura Integrada em Tecnologia Inovação e Sustentabilidade) e Diretor do Comitê de Bacia da Baia da Ilha Grande CBH-BIG. Já atuou como professor da Escola de Engenharia de Volta Redonda, da Pós Graduação em Engenharia Ambiental da UNIFOA e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro - CIEP Angra dos Reis.
O Dr. Rick Springman desempenha o papel de vice-presidente sênior de projetos internacionais, sendo responsável pelo desenvolvimento e execução de projetos em utilidades dos setores público e privado na América do Sul, Europa, Ásia Oriental e África Subsaariana. Sua abordagem tecnologicamente orientada engloba uma variedade de áreas, incluindo reatores modulares pequenos, descomissionamento, gerenciamento de resíduos nucleares, transferência de calor, engenharia de usinas nucleares e tecnologias de armazenamento de energia. Diretamente reportando ao Presidente/CEO, Dr. Springman lidera o desenvolvimento estratégico de negócios, relações governamentais e expansão da cadeia de suprimentos da Holtec, culminando na criação bem-sucedida de diversos centros de operação internacionais. Seu envolvimento abrange a formulação de estratégias corporativas, liderança em novos empreendimentos e contribuições frequentes para o desenvolvimento de novos produtos.
Celso Cunha é Engenheiro Eletricista com Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação. Ele fez exames de qualificação na Facultés Universitaires Notre-Dame de La Paix-Namur, Bélgica, em 1995. Ele possui MBA em Administração de Empresas, Análise de Sistemas de Informação e Eficiência Energética.
Atualmente é Presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares – ABDAN; membro do Fórum das Associações do Setor Elétrico, dos Conselhos de Energia e do Conselho de Desenvolvimento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Rio, membro do Fórum de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados do Estado do Rio, e também é membro do Conselho de Administração da Empresa de Pesquisa Energética do Brasil (EPE).
Rafael Grossi, um diplomata argentino com mais de 35 anos de experiência em não-proliferação e desarmamento, assumiu o cargo de Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em dezembro de 2019. Antes disso, ele ocupou a posição de embaixador argentino na Áustria, Eslovênia, Eslováquia e organizações internacionais em Viena. Grossi desempenhou papéis destacados, incluindo a presidência do Grupo de Fornecedores Nucleares e a liderança na Conferência de Revisão de 2020 do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares. Ele também presidiu a Conferência Diplomática da Convenção sobre Segurança Nuclear em 2015, após o acidente nuclear de Fukushima Daiichi. Além de suas contribuições à área nuclear, Grossi foi Diretor Geral Adjunto na AIEA e Chefe de Gabinete na Organização para a Proibição de Armas Químicas. Desde 2017, ele é um defensor internacional da igualdade de gênero no campo nuclear.
Márcio Lago Couto, Superintendente de Pesquisa na FGV Energia, é um profissional altamente qualificado, com doutorado em Administração pela EAESP/FGV e mestrado em Engenharia de Produção pela UFRJ. Além de sua especialização em Gestão Estratégica pela INSEAD na França, possui pós-graduação em Finanças pela FGV e IBMEC. Como professor de Estratégia e Precificação em instituições renomadas, Couto contribui também como pesquisador da FGV Energia. Sua vasta experiência inclui a coordenação de acordos de cooperação técnica com a ANS e trabalhos regulatórios para empresas como Vale, Ambev e Transpetro. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos estratégicos na Embratel e na Anatel, além de atuar como consultor para o FUNBIO em projetos ambientais com retorno e na análise econômico-financeira de projetos. Sua trajetória evidencia uma notável combinação de conhecimento acadêmico e experiência prática em diversos setores.
Bacharel em Física pela UFRJ, mestrado e doutorado em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ (1983) com ênfase em Física Nuclear Aplicada. Responsável pelo Laboratório de Radiotraçadores do Instituto de Engenharia Nuclear IEN/CNEN onde desenvolve novas metodologias para a aplicação de radiotraçadores na indústria e meio ambiente; tem treinamento na área realizado pela Agencia Internacional de energia Nuclear. Foi professor titular do Programa de Pós-graduação do Instituto de Engenharia Nuclear em Ciência e Tecnologia Nucleares. Atualmente se dedicando a desenvolver projetos de inovação tecnológica usando técnicas nucleares para industrias
Leipner é um executivo sênior do setor de energia e atualmente atua como vice-presidente e membro do conselho da ABDAN, a Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares. Ele atuou nos últimos anos como vice-presidente da Westinghouse Electric Company e da Framatome no desenvolvimento de negócios nucleares comerciais na América do Norte e do Sul, particularmente nas áreas de manutenção da frota operacional de reatores, bem como no desenvolvimento de novas usinas nucleares, incluindo a tecnologia SMR. Ele teve várias funções globais, incluindo Engenharia, Manufatura, Comercial, Excelência Operacional e Gerenciamento Executivo Sênior, com extensa experiência em desenvolvimento de negócios internacionais e negociações com diversas origens culturais, incluindo partes interessadas do governo. Carlos é bacharel e mestre em Engenharia Nuclear e possui MBA.
É economista pela UFF e tem mestrado e doutorado em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ. Suas principais áreas de expertise são: geopolítica e preços de petróleo e gás; planejamento de infraestrutura de gás; modelagem energética e projeção de demanda; planejamento, política e regulação do setor energético; transição energética. Também colaborou com a IAEA, como especialista internacional em desenvolvimento energético sustentável e modelagem energética. Em dezembro de 2006, ingressou na Empresa de Pesquisa Energética, atuando em diferentes funções gerenciais na Diretoria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Atualmente, é Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE.
O presidente da Finep, Celso Pansera, é formado em Letras Português/Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduado em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. De 2015 a 2016, atuou como ministro de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Um dos destaques de sua gestão foi o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionado pela presidente Dilma Rousseff no início de 2016, que promove uma série de ações para o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro, com o objetivo de aproximar a universidade do setor privado. Participou da formação da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), sendo secretário executivo da coalizão de maio de 2019 até janeiro de 2022.
é diretor-presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A. desde julho de 2023. Graduado em Análise de Sistemas de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), nos últimos 15 anos ocupou cargos de direção de empresas nacionais de grande porte dos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. Foi Diretor Administrativo de Furnas-Centrais Elétricas, de 2008 a 2015, Diretor de Operações da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e membro do Conselho de Administração, entre janeiro de 2016 e junho de 2017, e CEO da Light S.A., de junho de 2017 a maio de 2019. Integrou os conselhos de administração das usinas hidrelétricas de Baguari e Retiro Baixo.
Em Janeiro de 2022, Alexandre Honaiser foi nomeado Diretor Executivo da Framatome para a América do Sul. Honaiser é formado em Ciências Navais com especialização em Engenharia Mecânica. Honaiser tem também em seu currículo cursos de Inteligência e Gerenciamento Integrado de Processos. Antes de ingressar na Framatome.
Em 2007, ingressou na Eletronuclear, trabalhando no diálogo entre as diferentes áreas da empresa para acelerar a bem sucedida aquisição da Licença Ambiental e Nuclear de Angra 3. Em 2012 ingressou na Queiroz Galvão Defense, trabalhou no desenvolvimento de negócios e no estabelecimento de parcerias internacionais. Em 2015, Honaiser ingressou na DCNS (Naval Group) como gerente de projetos e contratos do programa do Submarino Nuclear Brasileiro, e seu último cargo foi na Collins Aerospace/ARINC Security, trabalhando no setor de Segurança Nuclear.
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, pós-graduado em Engenharia Econômica pela UERJ e em Administração Pública pela ENAP, e MBA em Finanças pelo IBMEC. É Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais desde dezembro/2023. Ingressou na EPE em 2008, onde atuou como Assessor da Presidência, Superintendente, Superintendente-Adjunto, Consultor Técnico e Analista de Pesquisa Energética na Superintendência de Projetos de Geração. Dentre outras atividades, trabalhou na avaliação técnica de projetos de geração, no desenvolvimento de estudos de viabilidade, inventário e otimização de hidrelétricas, na elaboração do Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE e Plano Nacional de Energia – PNE, bem como na elaboração de diversos estudos técnicos que visam subsidiar o planejamento do setor energético do Brasil.
Born in 1973 in Nizhny Novgorod.
Education:
1996 – degree in Applied Mathematics and Physics, Moscow Institute of Physics and Technology
1999 – Ph.D. in Physics and Mathematics, Moscow Institute of Physics and Technology
Career:
1998-2004 – Head of Representative Office of Abelia Decors S.A., CIS Representative Office of Solvay S.A.
From 2005 – Marketing and Sales Director of Soligran CJSC
2005-2009 – First Deputy Director General of Siberian Energy Scientific and Technical Center JSC
2009-2010 – Director General of E4-Sibenergostroy JSC
2010-2014 – Director General of State Specialized Design Institute JSC
2013-2023 – Director General of Turbine Technologies LLC
From 2022 – First Deputy Director General - Executive Director of Rusatom Energy Projects JSC
Thiago Prado, atual presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), é um profissional altamente qualificado com uma sólida formação acadêmica, incluindo bacharelado em Engenharia Elétrica na Universidade de Brasília e doutorado em Engenharia Elétrica na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília. Com vasta experiência no setor, Prado construiu sua carreira no Ministério de Minas e Energia, na ELETRONORTE, no IBAMA e na ANEEL, desempenhando papéis-chave em planejamento energético, licenciamento ambiental e regulação do setor de energia. Ao longo dos anos, ocupou posições de destaque, incluindo Gerente de Projetos e Coordenador-Geral de Planejamento da Transmissão de Energia Elétrica. Seus interesses acadêmicos abrangem regulação econômica, licenciamento ambiental e políticas públicas no setor de infraestrutura em energia.
Dra Engenharia Industrial
Consultora ESG
Pesquisadora aposentada da CNEN
CARREIRA
Guarda-Marinha - 13DEZ1987
Segundo-Tenente - 07OUT1988
Primeiro-Tenente - 25DEZ1990
Capitão-Tenente - 25DEZ1993
Capitão de Corveta - 25DEZ1999
Capitão de Fragata - 25DEZ2005
Capitão de Mar e Guerra - 25DEZ2010
Contra-Almirante - 31MAR2016
Vice-Almirante - 31MAR2020
Almirante de Esquadra - 31JUL2023
COMISSÕES
Fragata “Defensora”
Corveta “Inhaúma”
Fragata “Bosísio”
Navio-Patrulha “Graúna” (Comandante)
Comando do Grupamento Naval do Nordeste
Comando da Força de Super=cie
Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha
Rebocador de Alto-Mar “Almirante Guillobel” (Comandante)
Comando do 1º Distrito Naval
Gabinete do Comandante da Marinha
Academia de Guerra Naval da Armada da República do Equador (Instrutor)
Base Naval do Rio de Janeiro
Comando em Chefe da Esquadra
Navio Aeródromo “São Paulo” (Comandante)
Diretoria-Geral do Material da Marinha
Coordenadoria do Programa de Reaparelhamento da Marinha (Coordenador)
Diretoria de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha (Superintendente de Obtenção de
Meios)
Comando da Força de Super=cie (Comandante)
Comando de Operações Navais (Chefe do Estado-Maior)
Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (Diretor)
Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa (Presidente do Conselho de
Delegados); e
Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (Assessor do DiretorGeral).
CURSOS
Curso de Graduação em Ciências Navais
Curso de Aperfeiçoamento de Máquinas para Oficiais
Curso de Estado-Maior para Oficiais Intermediários
Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores
Master Business Administraon (MBA) em Gestão Empresarial – Ins2tuto COPPEAD-UFRJ
Curso de Polí2ca e Estratégia Marí2mas
Master Business Administraon (MBA) em Gestão Internacional – Ins2tuto COPPEAD-UFRJ
CONDECORAÇÕES
Medalha da Ordem do Mérito Naval – Grande-Oficial;
Medalha do Mérito Tamandaré;
Medalha Mérito Marinheiro – Três Âncoras – Passador de Bronze;
Medalha Mérito Militar – Passador de Pla2na;
Medalha Prêmio Escola de Guerra Naval;
Medalha da Ordem do Mérito Aeronáu2co – Grande-Oficial;
Medalha do Pacificador;
Medalha do Mérito Santos Dumont;
Medalha Ordem do Mérito Militar – Grande Oficial;
Medalha Exército Brasileiro;
Medalha da Vitória;
Medalha Junta Interamericana de Defesa;
Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas;
Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias; e
Dis2nción Militar (México).
Possui uma carreira sólida, com experiência tanto no meio público quanto no setor privado, atuando como Deputado Federal pelo estado do Rio de Janeiro por cinco mandatos e ocupando o cargo de Diretor Administrativo em instituições de ensino renomadas na região. No âmbito administrativo, executivo e financeiro, ele demonstra expertise na gestão das instituições, desenvolvendo planejamento estratégico, acompanhando líderes na consecução de metas de negócios e implementando projetos para fortalecer as marcas. Sua experiência inclui análise de dados nas áreas administrativa, financeira e comercial, monitoramento de relatórios técnicos e indicadores de desempenho, e participação ativa em processos decisórios. Além disso, atualmente, Julio Lopes exerce o cargo de Deputado Federal e é Presidente da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares, demonstrando habilidades na articulação política para angariar recursos para projetos, fiscalizar as ações do Executivo, participar das discussões e aprovações do orçamento da União e promover melhorias no Legislativo.
Mais conhecido como Reimont, é Deputado Federal e também professor, administrador, teólogo e filósofo. Ele se envolveu no movimento estudantil e sindical, filiando-se ao Partido dos Trabalhadores em 2002. Eleito vereador em 2008, Reimont defendeu políticas públicas para profissionais da educação, moradores de comunidades, ambulantes e pessoas em situação de rua. Reimont conquistou quatro mandatos como vereador na capital fluminense, além de concorrer a cargos estaduais e federais. Em 2022, foi eleito deputado federal com 39.325 votos, mantendo suas bandeiras de luta pela educação, cultura e comércio.